Metodologia

imagemAs atividades de extensão realizadas por acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop, serão oferecidas ao público infantil de sete a 11 anos de idade, inseridos no Programa  “Mais Educação” da Escola Municipal de educação básica Uilibaldo Vieira Gobbo. As atividades a serem realizadas serão oficinas de educação em saúde, com o intuito de levar o conhecimento científico para os futuros jovens, mostrar a  importância de cuidar do corpo, da mente e convivência social, promover saúde, prevenir males que interfiram no processo saudável de viver, propor melhorias no ambiente e desempenho escolar, diminuir a evasão escolar, e favorecer um bom “espelho” para futuros jovens adultos. O projeto será realizado no período de abril a dezembro de 2013, as segundas, terças e quintas-feiras, das 11h30 às 12h50, horário cedido pela Secretaria Municipal de Educação para as ações de educação em saúde com as crianças inseridas no Programa “’Mais Educação”. Os temas escolhidos para as oficinas são voltados à promoção e prevenção à saúde infantil, como: higiene oral e corporal; alimentação saudável; prevenção ao tabaco, álcool e outras drogas; dengue, febre amarela; doenças alimentares na infância; vacinação; saúde sexual e reprodutiva; HIV e DSTs; métodos contraceptivos; educação do movimento; saúde ambiental; cultura da paz; prevenção das violências e acidentes, dentre outros. Para desenvolver educação em saúde de forma satisfatória, é indispensável conhecer a realidade da população alvo, e sendo assim a escola foi escolhida após a realização do  diagnóstico situacional do desenvolvimento escolar dos alunos pelo coordenador do programa “Mais Educação” da unidade, baseado em índices de baixo rendimento, reprovações, carência de hábitos que promovem a saúde e previnem futuros problemas de saúde do corpo, mente e social. Por tratar-se de crianças, os recursos metodológicos que serão utilizados para tornar as atividades divertidas e estimulantes serão: imagens, vídeos, filmes, cartazes, armadilhas para vetores, gincanas, paródias, teatros, fantoches, mini-teatros, palestras e dinâmicas. Toda metodologia a ser utilizada terá duas fases, a primeira será teórica, na qual a apresentação do assunto ocorrerá por meio de slides e vídeos explicativos para que seja possível expressar o conteúdo de forma clara, com o objetivo de prender a atenção dos alunos e tentar resgatar o conhecimento e hábitos que já pertencem ao seu cotidiano, e assim fazer uma avaliação dos costumes sem agredir a cultura de cada criança. A segunda fase compreenderá uma avaliação prática que servirá como exercício de fixação, por meio de atividades divertidas e estimulantes, dentre eles: escovação dos dentes, higienização das mãos, fiscalização da higiene corporal, confecção de cartazes, armadilha para vetores, paródias, teatros, musical, relatórios de filmes educativos, passeios recreativos, gincanas e concurso de melhor paródia.

Parecer ético: O uso de imagens das crianças inseridas no programa e que fazem presença nas atividade de educação em saúde, foram autorizadas por todos os pais das crianças matriculadas.

Para conhecer um pouco mais sobre o Programa Mais Educação criada pelo PDE, abre o arquivo clicando no: passoapasso_maiseducacao.

Leave a comment