Cineaula e Gincana: filme “Osmose Jones”

O filme “Osmose Jones” dirigido por Bobby Farrelly e Peter Farelly, que retrata o quadro de botulismo no homem, exemplifica nitidamente a má higiene do personagem, como forma de transmissão do agente. O processo patológico do Clostridium botulinum é representado em desenho animado, onde as crianças aprendem a manifestação da doença causada por uma bactéria e a tentativa do corpo em se defender com suas células imunes. Este filme foi aplicado na sala de aula, como prática de entendimento da higiene do corpo e como ocorre a defesa do corpo quando estamos doentes. Na aula consecutiva,  foi realizado uma gincana com os alunos, um jogo de perguntas e respostas, com o intuito de reviver nas crianças o assunto já trabalhado, fixando-o mais e estimulando-os a recordar. O jogo faz colocação de um ganhador, em que recebe um prêmio simbólico, como jogos educativos ou filmes em desenho animado, apenas para concentrá-los no ensino-aprendizagem da metodologia “aprender saúde brincando” e incentivá-los a sempre participarem das atividades recreativas de educação em saúde. Na realização desta atividade, A atividade foi aplicada aos alunos de 2º, 3º, 4º, 5º e 6º  da Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, e desenvolvido pela monitora Lucinéia Albiero.

Algumas das perguntas da gincana:

1 – Como Frank ficou doente?

2 – quais era os maus hábitos de Frank? Qual seria o correto?

3 – Como chama a doença que quase matou Frank? O que ela provocava no corpo de Frank?

4 – Onde vivia o personagem Osmose Jones? Qual sua função principal no corpo de Frank?

5 – pela falta de higiene no banho Frank tinha varias bactérias e fungos que habitavam seu corpo, o que aconteceu com eles quando o grande vilão do filme os encontrou?

 

This slideshow requires JavaScript.

Sinopse: Osmose Jones é um filme em live-action/Animação de comédia, lançado em 2001. Nesse filme, o corpo humano é definido, em uma versão ficcional, como uma cidade grande, onde microrganismos ou qualquer ser baseados em organismos são como os seres humanos. Frank, pai viúvo com sérios problemas de higiene e auto-estima. Frank nunca se preocupou em cuidar de sua saúde, comer alimentos mais nutritivos e fazer exercícios. Ele sempre quis uma vida sem perturbações, fácil e boa. Frank por acidente, num zoológico após uma briga com um macaco por um ovo que cai no chão, Frank ingere Thrax, por via do ovo, um vírus letal que pretende matá-lo em poucas horas. Enquanto Frank desenvolve sua doença, dentro de seu organismo ocorre a Trama de ‘Osmose Jones’, em que suas células com ajuda combatem o vírus. Frank no final acaba sendo salvo por Ozzy e Drix. Ozzy, uma célula branca que protege contra impurezas do corpo de Frank. Ozzy trabalha no centro policial do corpo de Frank (sistema nervoso no caso), Ozzy luta até o fim para vencer o vírus Thrax e fazer Frank sobreviver. No inicio ninguém acredita nele até que o corpo de Frank começa a esquentar e por pouco não vai a falência. Ozzy com ajuda de Drix matou o vírus Thrax e se tornou um grande herói da ‘Cidade de Frank’. Ozzy é o protagonista do filme Osmose Jones. Drix é um Comprimido anti-gripal, foi ingerido ao corpo de Frank como um comprimido, com o objetivo de acabar com uma inflamação que ocorria na garganta de Frank, mas ao chegar na ‘Cidade de Frank’ foi mandado pelo prefeito e sua assistente se unir à célula branca policial Ozzy. Após isso Ozzy e Drix descobrem o vírus Thrax que estava dentro de Frank, e após várias tramas, conflitos e comédias Ozzy e Drix conseguem combater e matar o vírus Thrax. Thrax, é um vírus e antagonista da história, Thrax entra na trama após Frank ingerir um ovo sujo e infectado. Thrax ao entrar no corpo de Frank tenta ao máximo bater seu recorde de matar um ser humano em menos horas possíveis. Thrax chega no corpo sem ser descoberto, arranja alguns capangas e começa a sua missão de matar Frank. Tentando em vão não ser descoberto, é descoberto por Ozzy, que após isso fala para o povo da ‘Cidade de Frank’, que não acreditou nele. Thrax é capaz de aumentar a temperatura do corpo do ser humano, conseguiu levar Frank a temperaturas extremamente elevadas, mas acaba sendo derrotado por Ozzy e não ter conseguido matar Frank. Prefeito Catarroso, na história Osmose Jones é a Célula que na ‘Cidade de Frank’ é o prefeito e líder. Durante toda história o Prefeito Catarroso não quer admitir que Frank necessita de uma dieta, de fazer exercícios e de ter uma boa saúde. O Prefeito Catarroso só se preocupa com a diversão de Frank, não sabendo da entrada do vírus, ele quase faz com que Frank morra pelo vírus Thrax. 

Trailer do filme:

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s