Decoupage

No mês de setembro de 2013, o monitor Arnaldo trouxe novidade para complementar os temas sobre saúde ambiental.  E para uma aula prática e descontraída, utilizou uma técnica para utilização de material reciclado como exemplo da “Regra dos 3 R”. A arte da Decoupage, foi aplicada na sala de aula e os alunos puderam colocar a “mão na massa”.

Recortar e colar é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, de origem italiana. Essa técnica na época ficou conhecida como “Lacche povero“, que significa a laca do homem pobre, porque aqueles que não tinham recursos para empregar um artista a decorar suas mobílias e objetos decorativos, podiam obter efeitos distintos e requintados com gravuras coladas sobrepostas à peça e revestidas com múltiplas demãos de verniz ou da laca. Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.

Decoupage em vidro  Passo-a-passo

Material utilizado:

  • Vidros vazios de conservas em geral,
  • Cola branca
  • Retalhos de tecidos estampados, papel de presente estampado ou papel para decoupage
  • Verniz
  • Pincel
  • Tesoura sem ponta

Como fazer:

1 – Lave bem os vidros para a reutilização. Passe um álcool por dentro do vidro para tirar toda a poeira e gordura.

2- Depois de limpos e secos, recorte as estampas que escolheu, de tecido ou papel.  Muita atenção ao recortar as bordas.

3- Com cuidado passe cola nas figuras e cole sobre o vidro, para que a figura fique bem colada e sem bordas, use o pincel para passar cola sobre a figura colada no vidro. Repita a operação com as outras imagens que recortou, procurando deixar espaços entre elas.

4 – Espere secar e passe verniz sobre a figura, impermeabilizando-a.

A Decopagem foi administrada para os alunos do 4º e 5º anos inseridos no Programa Mais Educação da E.M.E.B. Uilibaldo Viera Gobbo, sob a supervisão do Monitor Arnaldo Catelan.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s