Temas de sustentabilidade

No mês de setembro de 2013, os monitores Arnaldo e Evelei explanaram temas sobre saúde ambiental para os alunos do 4º e 5º anos da E.M.E.B. Uilibaldo Vieira Gobbo inseridos no programa Mais Educação.

FAUNA E FLORA

De inicio, foi realizado questionamentos sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação  ao tema. Posteriormente foi feita uma apresentação com slides, esclarecendo o que é fauna e flora, qual a atual situação dos ecossistemas no Mato Grosso e formas de preservação. Para fixação, foi pedido aos alunos que sintetizassem oralmente o que entenderam do assunto. Para que ficasse claro, foi proposto a confecção  de desenhos com o que entenderam, com animais típicos e a vegetação encontrada na região onde vivem.

LIXO

Para inicio das atividades sobre lixo, foi realizado uma breve introdução sobre o assunto. Posteriormente, os monitores juntamente com os alunos deram uma volta educativa em torno da escola, a fim de identificaram os resíduos deixados no pátio, buscando conscientizar os alunos sobre a importância do recolhimento do lixo, uso de lixeiras e educação ambiental. Em seguida, fizeram redações, onde colocaram sugestões para melhorar a limpeza da sua escola.

USO CONSCIENTE DA ÁGUA POTÁVEL

Foi realizado questionamentos sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação  ao tema, sobre condição de água potável, águas no Mato Grosso, no país e no mundo. Posteriormente foi feita uma apresentação com slides, esclarecendo sobre o que é água potável, água doce e como economizar água, realizando uma abordagem de conscientização dos adolescentes. Para fixação, foi pedido aos alunos que sintetizassem oralmente o que entenderam do assunto. Para que ficasse claro, foi proposto  que os alunos fizessem uma lista de onde eles economizariam água em casa, as medidas de racionamento que deveriam seguir.

USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA

Iniciando a atividade, antes  da explanação sobre uso racional de energia elétrica, foi realizado questionamentos sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação  ao tema,sobre os aparelhos eletrônicos que gastam energia, o que eles achavam que deveriam fazer para economizar energia e os efeitos que surgem após o uso sem racionalidade da energia. Posteriormente foi feita uma apresentação com slides, esclarecendo a funcionabilidade de uma hidrelétrica, como surge a energia, como ela chega em nossas casas, os gastos de energia excessivos e as medidas individuais para economizar energia. Para fixação foi proposto aos alunos que desenhassem os aparelhos que gastem energia elétrica em casa, e falassem as medidas no uso desses aparelhos que poderiam economizar energia elétrica.

DESMATAMENTO

 Lorax, é um filme educativo, trazido para a sala de aula, este tem uma temática sobre desmatamento, fazendo as crianças refletirem sobre os danos com a natureza.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s