As Chuvas estão de volta, vamos prevenir o mosquito da Dengue?

Com o inicio da chuvas, temos que ter um cuidado dobrado com a água parada, para cuidar que o Aedes aegypti não prolifere em nossas casas, escolas etc. Ao longo do ano é abordado o esse tema com as turmas, então decidimos dinamizar o assunto para fazer um feedback entre eles. Foi realizado um teatro corporal, e que apresenta-se 4 cenários, dispostos nas fotos publicadas logo a baixo. A atividade foi realizada pelos monitores Lucinéia e Arnaldo, onde mergulharam na ideia com direito a caracterizarem e darem vida a seus personagens. As crianças contempladas com a apresentação são alunos do 4º e 5º anos da E.M.E.B. Uilibaldo Vieira Gobbo inseridos no programa Mais Educação.

Cenário 1: O mosquito transmissor do vírus da dengue encontra um ambiente propício para maturar, colocar e desenvolver seus ovos para a proliferação de novos mosquitos. O quintal de uma moradora mostra-se inúmeros opções para tal evento.

This slideshow requires JavaScript.

Cenário 2: O mosquito, encontra sua vítima perfeita e pica-a. O mesmo está infectado com o vírus da dengue, sendo assim, foi transmitido o vírus para o sangue da vítima. A paciente começa a apresentar o sintomas primários da doença, febre, mal estar, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dor de cabeça, náuseas. Com isso a paciente vai procurar ajuda no posto de saúde da família mais próximo de sua casa. Lá ela realizou consulta de enfermagem, onde o profissional de enfermagem verificou os sinais vitais e coletou as queixas para encaminhamento do caso para o profissional médico. O médico fará o diagnostico e prescreverá o tratamento farmacológico para tratamento da infecção.

This slideshow requires JavaScript.

Cenário 3: O agente de saúde da dengue realiza uma visita no domicilio da vitima da doença, onde inspeciona todo o quintal e encontra muitos focos do mosquito. O agente faz a precisas orientações para a moradora e destrói todos os focos da proliferação do mosquito, assim eliminando o agente causador da doença.

This slideshow requires JavaScript.

A apresentação da peça para as crianças, pode fixar ainda mais o que já sabiam sobre como prevenir a dengue. Com isso, foi testado a criatividade dos alunos com o improviso de uma encenação sobre o mesmo tema. Em uma versão mais cômica, nós monitores nos surpreendemos com a criatividade e poder de improviso dos pequenos jovens. Veja o resultado maravilhoso nas imagens a baixo.

This slideshow requires JavaScript.

2 thoughts on “As Chuvas estão de volta, vamos prevenir o mosquito da Dengue?

    • Hi, you will can to subscribe in this blog. The organizing team of project activities published in the blog will be very happy to contribute. Thank you!
      Lucinéia Albiero, nursing student of Federal University of Mato Grosso – Brazil.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s