Dinâmica sobre prevenção do HIV-AIDS

“Os adolescentes estão prontos a transformar qualquer desejo em ação. Dos desejos corporais, estão mais dispostos a cede ao desejo sexual, não exercendo autocontrole. Gostam de honra, mas ainda de vitoria. São caridosos mais do que o contrário; confiam, pois ainda não foram muitas vezes enganados. São veementes e intensos, porque ainda não experimentalmente de esperança – esperança é o futuro; memória é o passado.” Aristóteles, 384-322 A.C.

 

Dia 01 de Dezembro é comemorado a campanha mundial de luta contra a AIDS. Aproveitado deste momento, foi oferecido as turmas de pré adolescentes uma palestra sobre o tema, com o objetivo de entenderem os riscos quando demonstram-se promíscuos a sexualidade. A aula desta vez aconteceu na escola estadual Professor Djalma Guilherme da Silva. De forma bastante clara, quebrando preconceitos e tabus sobre o sexo, foi explanado as formas de contato do vírus do HIV, desenvolvimento da doença, a diferença entre ser portador do vírus e ter a doença AIDS, prevenção do contágio das diferentes formas de contado. Foi bastante ressaltado sobre a extinção dos grupos de risco, e que todos que não tem cuidado, estão vulneráveis a contrair o vírus. Por meio de apresentação de slides, facilitou a divulgação de imagens e vídeos para montar a breve palestra para os jovens.

Após a palestra, foi aplicado uma dinâmica sobre o tema. Tal atividade funcionou da seguinte maneira: foram confeccionados colares das cores branca, verde e vermelho, estes seriam entregues as crianças. Primeiro foi escolhido aleatório uma única criança que carregaria o colar vermelho. Este representa, uma pessoa infectada pelo vírus do HIV. Em seguida foi entregue de forma aleatória, para metade da turma o colar branco que representa a pessoa não protegida, ou seja, que não utiliza o preservativo nas relações sexuais. E por ultimo para a outra metade da turma foi entregue o colar da cor verde que simboliza as pessoas que fazem o uso do preservativo para se protegerem. A dinâmica iniciou ao som de uma música descontraída para dançar, simulando uma festa. Conforme as crianças dançavam, conversavam e agitavam durante a musica, algumas delas recebiam novos colares. As crianças que estavam com o colar branco, e se aproximava da criança com o colar vermelho, receberia um colar vermelho também, e as crianças de colar verde não recebiam nada, pois estas representavam estar protegidos. A dinâmica aconteceu, sem as crianças saberem o significado de cada colar. Ao final da brincadeira, foram questionados sobre o desenvolvimento da atividade, para que os mesmos descobrissem a moral.

Utilizar deste mecanismo, para fugir um pouco dos livros e slides, demonstrou bastante apreciação do publico, promovendo um maior aprendizado entre eles. Abaixo estão publicados algumas fotografias da dinâmica. Confiram!

This slideshow requires JavaScript.

Para fechar o tema e a semana de campanha de luta contra a AIDS, foi interagido junto com a criançada uma parodia sobre AIDS/HIV, com a melodia da canção Rolling In The Deep, da cantora Adele.  A parodia foi bastante trabalhada com as crianças, uma forma divertida de aprender sobre o assunto.

Paródia sobre AIDS/HIV

(Rolling In The Deep – Adele)

 

Se não usar a camisinha

Não pense que você não ira pegar

Proteção você deve saber

Preste atenção vou falar do HIV

 

Retrovirus é isso que ele é

Seus linfócitos ele infectará

Mas você não vai perceber

Para a AIDS o vírus levará

 

Agora veja que deveria

Ter se cuidado não transar sem camisinha

Depois é tarde

Para chorar

Não há cura alguma

 

HIV irá pegar

Se caminha não usar

Se contaminará

E com AIDS vai ficar

 

Começa como uma gripe assim

Febre e mal estar começa a sentir

Dessa febre você irá tratar

E do HIV nem ira notar

 

O tempo passa

você nem sabe

Que ele detona

O sistema imunologico

Depois de anos

Você esta de cama

Só um exame

Mostra que AIDS você tem

Porque não se cuidou

Pegou HIV

Nem notou

Nem notou

 

HIV ira pegar se camisinha não usar

Com AIDS ira ficará

Você deve se cuida

 

HIV ira pegar se camisinha não usar

Com AIDS ira ficará

 

HIV ira pegar se camisinha não usar

Se contaminará

E com AIDS com AIDS com AIDS e com AIDS vai ficar

A atividade proposta aos alunos do 4º e 5º anos  da Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva e foi supervisionada pela Monitora Lucinéia Albiero.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s