Onde moram os microrganismos?

Para provar que germes existem quando não há uma higiene adequada entre as crianças, foi realizada a cultura de bactérias e fungos e assim mostra-las onde eles moram.

Uma prática simples, com um swab foi feito esfregaço de mãos, unhas, boca e superfícies e semeado em placas de cultura agar Mueller Hinton não seletivo. O pequeno experimento serviu para provar a existência de bactérias presentes em regiões do corpo e locais onde vivemos (banheiro, bancada do refeitório, mesa da sala de aula). As placas foram colocadas em estufa á 37 C por 24 horas para o crescimento de colônias. Veja as fotos abaixo.

This slideshow requires JavaScript.

Também foi realizada uma cultura para fungos, para mostrar a presença deles no ar, foi deixada a placa aberta durante 1 hora na sala de aula e depois deixada para crescer por 1 semana.

O resultado da placa…

... o entusiamo dos alunos com o o crescimento fungi.

Com esta prática, foi possível fixar ainda mais o conhecimento sobre a higiene e principalmente a importância da higienização correta das mãos.

As placas foi levadas para a direção, para conhecimento da diretora da escola, a mesma se encarregou de tomar providências de melhorar a limpeza do refeitório e banheiros, e ainda apresentou as placas nas salas de aulas para alunos que não participam da oficina, aproveitando do momento para orientação de higiene. A atividade foi realizada pela monitora Lucinéia Albiero.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s