Oficina de Redação e game sobre vacinas

Alunos com faixa etária de 8 á 11 anos são estimulados a produzirem redações sobre filmes sobre dois tema abrangentes, infecções e vacinação.

O longa metragem Osmose Jones, que retrata os péssimos hábitos de saúde entre má alimentação, higiene e exercício físico exemplifica aos alunos o resultado das condições quando não praticamos a saúde. Ainda no filme, mostra um típico quadro de infecção por botulismo e como o organismo do hospedeiro trabalha para combater o agente e salvar a vida da vítima, ou seja, cenas do sistema imunológico atuando contra a infecção.

Em um outro momento, foi explorado um desenho animado sobre vacinação, onde mostra o contágio do tétano em duas crianças, uma vacinada e outra não vacina, como será que o corpo responde em ambos os casos?

Com as duas histórias foi proposto aos alunos uma produção textual, poderiam escrever um ponto de vista, a moral da história, um resumo de cada filme, enfim, algo que entenderam que guardaram para a promoção da saúde de sí próprio. Veja as imagens abaixo, durante a escrita dos alunos.

This slideshow requires JavaScript.

O resultado…

Alguns alunos surpreenderam a atividade com o texto que elaboraram, outros foram ainda além da expectativa. Acreditamos que a cada atividade prática, os alunos de alguma maneira demonstrar aquilo que aprendeu, o trabalho será sempre efetivo.

Para fixar ainda mais o conhecimento sobre vacinas, foi aplicado um jogo de tabuleiro para as crianças demonstrarem o que aprenderam de forma divertida. 

This slideshow requires JavaScript.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s